P3 Interview Nº2

PORTUGUESES CONQUISTAM
PRÉMIO INTERNACIONAL
DE DESIGN  

A peça “Paths of Light DVD Box” conquistou o júri do A’ Design Award and Competitions. Peça de Francisco Elias e Nelson Fernandes já está à venda online

É uma peça de design que contém uma curta de animação ou uma curta de animação envolvida por uma peça de design. A criação portuguesa “Paths of Light DVD Box” conquistou o júri do A’ Design Award and Competitions, uma competição anual que premeia os melhores projectos na área do design a nível mundial.

 
O prémio máximo do concurso (Platina na categoria “packaging”) foi entregue ao designer Francisco Elias e ao artista Nelson Fernandes, que durante um ano desenvolveram o produto, sem qualquer ajuda financeira.
 
O mote foi dado por Nelson Fernandes (aka Zina Caramelo), que depois de nove meses a desenvolver a curta de animação “Paths of Light” desafiou Francisco Elias a desenvolver uma caixa para o DVD. “A grande premissa passou por criar uma embalagem que não tivesse somente a função de proteger e transportar, mas que atribuísse principalmente valor estético e comercial à peça”, contou o designer ao P3, numa entrevista concedida por email.
 
A primeira edição, desenvolvida “sem patrocínios ou apoio de produtoras”, conta com apenas 100 exemplares, disponíveis para venda online (através do email info@franciscoelias.com), por 30 euros. “Este número relaciona-se ainda assim com a crise ideológica e financeira em que se encontra Portugal: produzir de forma massificada e independente na área das artes e da cultura não é de todo viável actualmente”, justificou Francisco Elias.
 
Uma curta para celebrar a vida
A curta — que usa técnica de “stop motion” e tem a duração de quatro minutos e 20 segundos — conta com a participação especial do compositor chileno Pablo Rios e da Orquestra Sinfónica de Kiev. Sem “uma interpretação unânime ou consensual”, a criação de Nelson Fernandes pode ser “entendida como um apocalipse invertido, como uma espécie de hino ou triunfo da vida”.
 
A construção da caixa envolveu um processo mecânico e um manual: “O primeiro processo consiste na impressão e corte a laser para obter seis partes que, com o segundo processo (colagem, secagem e polimento), constituem a peça final.”
 
A madeira foi o material escolhido por associar várias características que a dupla portuguesa queria ter na caixa: resistência e leveza, complexidade e simplicidade. “É ainda uma fonte de energia, de fogo, de luz — “Paths of Light””, acrescentou Francisco Elias.
 
O prémio internacional oferece à peça portuguesa “Paths of Light DVD Box” uma “campanha promocional” feita em mais de 20 línguas e a participação numa exposição colectiva em Broletto di Como, em Itália.
 
A visibilidade conseguida com o prémio — que já valeu alguns elogios em blogues e revistas de design internacionais — é sobretudo uma forma de tornar possível o investimento em novos trabalhos. Mas há uma ressalva que a dupla faz questão de fazer: “Este esforço em nada pode ser confundido com empreendedorismo. Este termo é muito usado pelos nossos políticos de forma a delegar as suas incompetências nos demais. Trabalhámos nestes moldes de forma a satisfazer as nossas necessidades, tão simples como a vontade de querer fazer algo novo e inspirador.”

facebook pinterest twitter google
Vetement Chaussure chaussure femme vetement chaussures femme lunette de soleil oakley Taschen nike free run femme lunette de soleil adidas yeezy puma chaussure Chaussure asics adidas superstar chaussure new balance schmuck adidas femme nike air force Chaussure adidas chaussures de sport chaussure converse